Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Servidores de Mato Grosso podem concorrer a vagas de mestrado na Unicamp
Autoria: Secom
Servidores de Mato Grosso podem concorrer a vagas de mestrado na Unicamp
18/10/2005 15:24:32
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Governo de Mato Grosso, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de MT (Fapemat) e da Escola de Governo, irá custear a mensalidade dos servidores estaduais que forem aprovados na seleção para o curso de pós-graduação “Mestrado em Política Científica e Tecnológica”, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A universidade abriu 10 vagas para Mato Grosso. Os servidores do Poder Executivo Estadual interessados deverão entregar as inscrições até o dia 27 deste mês, na Escola de Governo.

“O Estado estará promovendo a formação de pesquisadores, entre seus servidores, que possam contribuir para projetos mais qualificados”, explicou o diretor-geral da Escola de Governo, Almir Balieiro. De acordo com o diretor, em todas as áreas de capacitação do servidor, o que se busca é que os resultados desse aprendizado possam subsidiar no encaminhamento de políticas governamentais, reavaliação de projetos ou ações.

A formação de pesquisadores, dentro do seu quadro de pessoal, também poderá ajudar a administração pública estadual na elaboração de projetos que visam o desenvolvimento do Estado. “No caso do meio ambiente, por exemplo, tem instituições não governamentais, bancos internacionais, que financiam projetos. Para aprovação deles até o currículo do profissional, que está a frente do projeto, é importante”, avaliou a diretora de Educação Superior da Escola de Governo, Regina Lúcia Borges Araújo.

As cinco linhas de pesquisas do mestrado propostas pela Unicamp estão relacionadas ao uso da tecnologia e sua relação com as questões sociais. “Envolve o progresso técnico-científico e quanto serviço público não podemos ficar fora disso”, comentou a diretora de Educação Superior.

Numa das linhas, entitulada “mudança tecnológica, transformações sociais e meio ambiente”, busca-se o estudo das relações entre mudança tecnológica e mudança social. São privilegiados os estudos de problemas como o impacto das novas tecnologias sobre o emprego, o meio ambiente, a organização do trabalho e as qualificações profissionais. Outra linha “gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação” busca o desenvolvimento de conceitos, práticas e instrumentos voltados à gestão da inovação em organizações públicas e privadas. Os alunos ainda poderão optar por outras três linhas de pesquisa: “Ciência e Tecnologia no Processo de Desenvolvimento”; “Estratégias de Ciência e Tecnologia e Atores Sociais” e “História e Teorias da Ciência e da Tecnologia”.

INSCRIÇÕES - As inscrições para os servidores do Poder Executivo Estadual estarão abertas até o dia 27 de outubro na Escola de Governo. A documentação necessária para que os candidatos disputem as 10 vagas é o formulário de inscrição, o curriculum vitae atualizado, um texto de autoria do candidato sobre assunto relevante ao tema do curso e/ou projeto sobre o tema que pretende desenvolver em sua dissertação de mestrado, diploma de graduação e histórico escolar de graduação. A documentação deverá ser entregue pelo candidato impressa e também por meio eletrônico (disquete ou CD).

Outros critérios para seleção serão: entrevista com o candidato; redação sobre o assunto relativo à temática do curso, a partir de texto a ser entregue na hora do exame; prova escrita de compreensão de texto em inglês.

A seleção pela Unicamp ocorrerá em novembro e o resultado será conhecido em dezembro. O início do curso está marcado para março de 2006. O curso terá a duração de dois anos e mais de 60% será por teleconferência. O restante será ministrado na Unicamp, em Campinas (SP), onde os inscritos deverão passar seis meses. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Escola de Governo: 3613-7800.

Clique aqui e acesse novas informações

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada